Tema: A estação da Primavera
turma: 4 º ano
Tempo: Uma semana, 2horas/aula.
Justicaiva: A natureza e o homem estão
intimamente ligados, existe uma interdependencia entre eles que não se pode ser
estintas, e é preciso estar bem claro o papel da natureza na vida do homem, só
assim haverá respeito e comprometimento com a ela.
É nossa
tarefa, como educador criar oportunidades para que percebam o valor e o
respeito com a natureza.
Objetivos:
_ Estimular ao contato com a
natureza.
_ Desenvolver a criatividade.
_ Desfrutar da pesquisa pela
internet.
_ Compreender a relação de
dependência entre luz e os vegetais (fotossíntese).
Desenvolvimento:
Levá-los até um bosque perto da escola para observar o espaço, suas características
naturais, as ações do homem sobre este meio,
a mudança no clima, o som que ecoa, e a qualidade da terra com restos
vegetais e animais. Separar uma porção desta terra para fazermos o plantil de
mudinhas de flores e levá-las até a sala para acompanharmos seu
desenvolvimento, percebendo as necessidades naturais da planta.
Num segundo momento, perquisar pela internet o nome destas flores e de
muitas outras que tiverem curiosidade e ir anotando no caderno.
Fazerem a ilustrção de uma paisagem que represente a estação da
primavera colocando as flores que encontraram na pesquisa, nesta atividade.
Observando as plantinhas em sala e seu desenvolvimento, conversarmos sobre suas necessidades, como elas fabricam seu próprio alimento e pesquisar na internet sobre este processo.
Também no laboratório de informática, fazer o registro, relatando tudo que já
foi realizado sobre o tema, o que compreendem desta estação e por último,
colocarem as considerações finais (se foi bom, o que mais apreciou, o que
aprendeu...). Fazer apresentação destas atividades em sala de aula, junto com
todos os colegas, numa roda de conversa.
Material usado para o desenvolvimento do projeto:
-vasos, mudas de flores,terra boa, caderno,lápis/borracha,lápis colorido,o laboratório de informática
Nenhum comentário:
Postar um comentário