Estação da primavera
Justificativa:
A
primavera é a estação mais admirável do ano e ela estimula à alegria,
ao colorido, ao perfuma ao brotar -renascer do verde, à nova vida e nos
lembra que consequêntemente virão os frutos, alimentos para todo o ser
vivo.
O
tema abordado e as atividades que serão realizadas possibilitam ao
aluno a desenvolver suas habilidades, conhecer melhor o meio natural,
seu real valor e sua responsabilidade como um ser social e dependente do
meio ambiente.
Objetivos;
- Identifica com os alunos as estações do ano e suas respectivas características.
- Compreender o ciclo de cada estação.
- Estimular a apreciação, a percepção, valorização,do meio natural.
- Desenvolver a leitura, a criatividade com produções textuais e artes plásticas.
- Promover a autoestima do aluno através de suas potencialidades.
A
primeira iniciativa é relembrar as estações do ano, o seu ciclo, as
características delas e o por que destas mudanças segundo o sistema
solar. Em seguida exercitar a leitura com diversas poesias já
selecionadas pela professora, lerem e dialogarem sobre a maneira com que
cada autor trata o tema, a forma como ele retrata esta estação, como
expõe o assunto num texto poético.
Na
sequência, estimulá-los a produzirem sua própria ideia desta estação
através do desenho de uma paisagem natural retratando-a, conforme o que
já conversamos/discutimos e compreende sobre o tema.
Num
outro momento, desenvolverem suas próprias poesias, sendo este trabalho
o mais complexo, pois é preciso estar auxiliando-os na organização das
ideias, na estrutura textual conforme o gênero retratado e também na
ortografia.
Com
estas atividades já concluídas, realizar dois concursos: Dos
expressivos desenhos e das poesias mais originais e criativas, fazer
esta seleção em duas etapas: na primeira escolher as mais expressivas e
em seguida escolher as três melhores que serão as premiadas. É
importante saber que esta escolha será feita por todos os integrantes da
comunidade escolar e não consta o nome do aluno para não ter influencia
alguma. Elaborar com os alunos convites para o dia da premiação. Esta,
será realizada no pátio junto a toda a escola, e convidados da
comunidade à sua volta, já que todos de uma certa maneira estiveram
envolvidos, inclusive com a doações de prêmios.
Conclusão:
Este
projeto foi de grande valia, devido ao maior número de parceiros
envolvimento no mesmo, ocorreu a interdisciplinariedade durante o seu
desenvolvimento, na escolha das atividades houve a participação de um
número diferenciado de pessoal valorizando as diferentes visões de mundo
de cada individuo sobre o tema , os alunos sentiram-se motivados
durante a realização de cada etapa do trabalho percebendo a continuidade
do mesmo, na premiação sentiram se valorizados perante todos, o que me
deixou mais feliz já que alguns dos alunos contemplados estavam com a
autoestima baixa. Também foi gratificante o interesse e apoio da
comunidade, percebendo assim que é possível uma interação maior entre
escola e comunidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário