Projetos

Estação da primavera

Justificativa:
A primavera é a estação mais admirável do ano e ela estimula à alegria, ao colorido, ao perfuma ao  brotar -renascer do verde, à nova vida e nos lembra que consequêntemente virão os frutos, alimentos para todo o ser vivo.
O tema abordado e as atividades que serão realizadas possibilitam ao aluno a desenvolver suas habilidades, conhecer melhor o meio natural, seu real valor e sua responsabilidade como um ser social e dependente do meio ambiente.

Objetivos;
  • Identifica com os alunos as estações do ano e suas respectivas características.
  • Compreender o ciclo de cada estação.
  • Estimular a apreciação, a percepção, valorização,do meio natural.
  • Desenvolver a leitura, a criatividade com produções textuais e artes plásticas.
  • Promover a autoestima do aluno através de suas potencialidades.
Desenvolvimento:
A primeira iniciativa é relembrar as estações do ano, o seu ciclo, as características delas e o por que destas mudanças segundo o sistema solar. Em seguida  exercitar a leitura com diversas poesias já selecionadas pela professora, lerem e dialogarem sobre a maneira com que cada autor trata o tema, a forma como ele retrata esta estação, como expõe o assunto num texto poético.
Na sequência, estimulá-los  a produzirem sua própria ideia desta estação através do desenho de uma paisagem natural retratando-a, conforme o que já conversamos/discutimos e compreende sobre o tema.
Num outro momento, desenvolverem suas próprias poesias, sendo este trabalho o mais complexo, pois é preciso estar auxiliando-os na organização das ideias, na estrutura textual conforme o gênero retratado e também na ortografia.
Com estas atividades já concluídas, realizar dois concursos:  Dos expressivos desenhos e das  poesias mais  originais e criativas, fazer esta seleção em duas etapas: na primeira escolher as mais expressivas e em seguida escolher as três melhores que serão as premiadas. É importante saber que esta escolha será feita por todos os integrantes da comunidade escolar e não consta o nome do aluno para não ter influencia alguma. Elaborar com os alunos convites para o dia da premiação. Esta, será realizada no pátio junto a toda a escola, e convidados da comunidade à sua volta, já que todos  de uma certa maneira estiveram envolvidos, inclusive com a doações de prêmios.

Conclusão:
Este projeto foi de grande valia, devido ao maior número de parceiros envolvimento no mesmo, ocorreu a interdisciplinariedade durante o seu desenvolvimento, na escolha das atividades houve a participação de um número diferenciado de pessoal valorizando as diferentes visões de mundo de cada individuo sobre o tema , os alunos sentiram-se motivados durante a realização de cada etapa do trabalho percebendo a continuidade do mesmo, na premiação sentiram se valorizados perante todos, o que me deixou mais feliz já que alguns dos alunos contemplados estavam com a autoestima baixa. Também foi gratificante o interesse e apoio da comunidade, percebendo assim que é possível uma interação maior entre escola e comunidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário