segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Resultados do projeto (primavera)



O início das atividades do projeto  foi o passeio no bosque para observá-lo e fazer o plantio das mudas de flores, foi um momento bem prazeroso para as crianças, pois só o fato da estar fora da sala de aula para eles já é divertido, sai da rotina.  Foram bem expressivos na observação do ambiente, vieram para sala faceiros com as mudinhas nos vasos, não esquecem o dia de molhar e sempre estão observando seu desenvolvimento.

Com a pesquisa feita no laboratório de informática descobrindo o nome das diversas espécies de flores, tiveram interesse, concentração e disciplina, compartilhavam com colegas ao lado o que iam descobrindo de interessante. Já na sala de aula apresentaram sobre o assunto e comentaram que algumas flores que já tinham visto no dia a dia puderam descobrir o seu respectivo nome. Encontraram nomes bem interessantes, conforme as características da planta, algumas até em homenagens a animais como o golfinho, outros explicando o significado do nome, Exemplo: o cravo na Itália significado contemplação


Num terceiro momento foram estudar através de pesquisa on line, o processo da fabricação do alimento das plantas, (fotossíntese), e no caderno fizeram o desenho esquemático desta interdependência entre luz e calor, descobriram que há espécies de plantas que são mais resistentes ao calor forte e a falta de água, já outras são mais frágeis, existem também as plantas que só vivem na água e outras que não necessitam de luz, conforme a região se adaptam.


O relato digitado sobre todas as atividades praticadas deste projeto foi gostoso, ficaram atentos, concentrados para organizar as ideias e estruturar o texto, alguns até irritados quando cometiam falhas durante a digitalização. Colocaram também a sua opinião sobre esta estação, no ambiente de sala de aula, empolgados, todos queriam apresentar o trabalho e junto com a professora iamos fazendo comentários dos pontos positivos e falhas na organização textual. Neste dia apareceu até uma colorida borbolete para abrilhantar a aula colocamos-a junto com as flores.


O que foi complicado ao desenvolver este projeto, foi fazer uso da sala de laboratório com todos os aluno, o espaço é inadequado para o número de crianças, há um desconforto para o estudo, o correto era um número menor de alunos fazendo uso dos computadores, mas falta um professor auxiliar neste momento. Já com relação ao estudo, até aqueles alunos mais dispersos, participaram com interesse e responsabilidade, posso dizer que foi um sucesso, o tema foi bem propício da época e contribuiu para a valorização do meio ambiente, onde o mesmo esta enfrentando sérios problemas ambientais,percebe-se que cada vez mais os alunos estão familiarizados com a tecnologia e mais práticos ao fazer uso da busca pela internet, as crianças têm mais facilidade em aprender a usar os meios tecnológicos do que os adultos, parece que é natural deles.


quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Comentários sobre a Pesquisa de Silvio Pereira Costa

Como foi visto na pesquisa de Silvio Costa , os educadores estão mesmo que de maneira singela trabalhando como as mídias, fazendo uso da mesma em suas aulas, porém ainda há insegurança e dificuldade em usá-las de maneira interdisciplinar e  reflexiva em seu uso.
Acredito que é um processo a médio prazo e que aluno, professor e todos os responsáveis pela educação ( governo), estão caminhando juntos nesta construção, é preciso uma maior reflexão, capacitação para se trabalhar com mais autonomia e com significado na vida dos alunos, sabendo que a internet traz um bombardeio de informações, de culturas, opiniões diversas que precisam ser no mínimo analisadas/observadas e comparadas, fazendo uma ponte com nossa vida prática e nossas reais necessidades. O aluno bem como todo o cidadão necessita compreender que os meios tecnológicos fazem parte de nossa vida a todo momento e que precisamos interagir com eles, pois já é um processo natural, como exemplo; (caixas de mercado, caixas de banco, o próprio voto eletrônico...) não temos como fugir. 
Penso também que com relação a internet  e os celulares, começamos errado, primeiro deveríamos trabalhar os pontos positivos e negativos deste meio de comunicação e ferramenta de trabalho, talvez assim não saberíamos de  tantos problema como:  golpes, ciladas e falta de privacidade ao fazer uso destas tecnologias.
Sinto dificuldades em acompanhar esta evolução toda, esta rapidez e gama de informações que a mídia nos traz, tenho muito que aprender, praticar e saber melhor aproveitar estes meios tecnológicos em minhas aulas, já que nos primeiros anos de ensino-aprendizagem é  preciso se trabalhar muito os pré requisitos e a alfabetização em si,  sinto me despreparada para tanta evolução e informação.